WhatsApp lança recurso de pagamento digital pelo aplicativo

WhatsApp lança recurso de pagamento digital pelo aplicativo

Envio de dinheiro funcionará como compartilhamento de foto ou vídeo

O WhatsApp lançou, nesta última segunda-feira (15), para usuários brasileiros, um sistema que permitirá o envio de dinheiro para contatos ou para empresas dentro de uma conversa no aplicativo, anexando o pagamento como se fosse uma foto ou vídeo.

O WhatsApp vem testando o sistema de pagamentos na Índia desde de 2018. O lançamento no Brasil será o primeiro em âmbito nacional e introduzirá a capacidade de pagar diretamente uma empresa.

O aplicativo possui mais de 120 milhões de usuários individuais no Brasil, seu segundo maior mercado, perdendo apenas para a Índia.

 

Inicialmente, o sistema aceitará pagamentos com cartões de débito e crédito do

Banco do Brasil, Nubank e Sicredi.

"O WhatsApp é muito usado no país, tanto por pessoas quanto por pequenas empresas", disse Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp, sobre o Brasil.

"Acreditamos que podemos ajudar a aumentar os pagamentos digitais, ajudar a ampliar a economia digital com pequenas empresas e ajudar a apoiar a inclusão financeira", disse o executivo, em entrevista coletiva.

Muitas pequenas empresas do Brasil usam o WhatsApp como ferramenta de marketing para responder perguntas ou enviar catálogos.

A modalidade de pagamento, porém, gera muitas dúvidas e desconfianças ainda, pois muitos usuários acreditam que o recurso abrirá margem de criatividade para os golpistas.